Oi Bixas! Essa receita é para quem gosta beem de doce. Eu amo, e sempre opto por um lanche ou café uma geleia de frutas vermelhas, ou um merengue de limão na torrada ou na creme cracker mesmo, simplesmente adoro, e também me ajuda a disfarçar o gosto dos integrais. Só que eu abusei das geleias, e fui atrás de outra opção, como eu super prendada que sou, fui vasculhar uma receita para fazer uma Paçoquita Cremosa em minha casa mesmo, daí achei, fiz e é uma delicia, meus irmão formiga que nem eu também adoraram, e eu trouxe para vocês fazerem e se deliciarem, é uma receita simples, com 15mim de duração, e um custo bem baixo.
INGREDIENTES
120 g de amendoim torrado (ou a mesma quantidade de paçoca da paçoquita)
395 g de leite condensado
200 g de creme de leite
2 gemas de ovo
3 colheres (sopa) de manteiga com sal
Numa panela misture o leite condensado, as gemas (recomendo peneirá-las pra que a película não vá para o doce), o creme de leite e o amendoim. Pode colocar a manteiga nessa hora também se quiser, mas prefiro misturar no final. Leve em fogo baixo e cozinhe como um brigadeiro, mexendo sempre. Se quiser mais grosso, vá cozinhando, mas eu desliguei o fogo assim que vi que começou a ferver, com bolhas grandes e o creme querendo pular na hora que estouravam. Enquanto quente, coloco a manteiga e misturo bem pra que ela integre ali e dê brilho. É isso. Deixe esfriar e guarde num pote. Ele pode parecer um pouco líquido ao terminar, mas assim que esfriar ele vai atingir uma consistência mais firme como a da foto – que foi tirada após já ter ficado na geladeira. Coma como quiser – mas minha mente louca já quer criar um bolo com isso. ;]
Como não tem nenhum conservante não recomendo que guarde por mais de uma semana. A textura não é lisinha como nutella, fica bem arenosa, mas acho que isso faz parte da graça, afinal é assim a textura da paçoquinha né?
Beijos